quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mensagem recebida às 05h47m: "Preciso de falar contigo..."

Identifico um problema com a comunicação contemporânea: as conversas importantes são tidas via sms ou telefonicamente. Não haveria grande perigo nesta instauração se não existissem mal entendidos. O grande problema é o seguinte: a nossa incapacidade para verbalizar a verdade perante situações adversas deveria diminuir com o uso de mecanismos automáticos de conversação. Mas mesmo atrás deste perfeito subterfúgio ou mecanismo de segurança, conseguimos criar discursos tão extraodinárimente confusos que geramos uma problemática ramificada: não só damos espaço para a existência de mal entendidos, como também protelamos a nossa incapacidade de tomar decisões em tempo real.
Mesmo assim, tenho de fazer um telefonema...

7 comentários:

Jacinto. disse...

Um "post" brilhante.

• pO • disse...

Brilhante. Eu não teria pensado nisso, e no entanto penso nisso todos os dias, construo habilmente mal entendidos todos os dias, assim inocentemente escritos em bilhetinhos electrónicos.

Bel disse...

É tão verdade. palavras sem qualquer entuação, quase sem alma mas às vezes é tão mais fácil.Ficamos protegidos do outro lado e podemos dizer sempre que foi engano..enfim...sabes do que falo.

Beijo Grande e saudades mais que muitas

TT disse...

Olha olha o Sr. Obsessivo a dar o ar da sua graça!
Que é feito de ti homem?
Vai dando noticias..

saudadinhas das conversas nonsense e do " fato de macaco do amor" ehheheh

beijos

TT disse...

E para ti minha linda princesa..
continua com a tua escrita maravilhosa porque gosto de te ler

um grande beijo

Gil disse...

Para essas coisas dos mal entendidos nada melhor do que frases feitas. Se aderires ao pacote promocional da tua operadora estou seguro que terás uma panóplia de lugares comuns, prontos a usar.

Qualquer coisa mais, não te precipites. Deixa mensagem após o bip!.

IN disse...

Isso é tão verdade! Um dia uma amiga minha ficou chateada porque pelos vistos alguem lhe tinha mandado uma sms a contar uma sms que eu tinha mandado a outra pessoa, que por acaso não tinha nada a ver com o caso, mas como a sms era já de um fio condutor de uma conversa via msn muito confusa onde tentámos os dois (eu e esse outro humano) sobrepor as nossas palavras por acharmos que tinhamos razão. Entretanto liguei à pessoa que mandou a sms à minha amiga a perguntar que raio se estava a passar alí. Nem eu me estava a conseguir explicar, nem a minha amiga entendeu a sms nem o meu amigo entendeu a conversa via messenger e nem ninguem entendeu ninguém. É o horror. Ninguém sabe quando é que o outro esta a ser ironico...acho que foi aí o ponto de partida da situação que levou a longas bolas de neve e histórias onde se acrescentam pontos e mais pontos. E pronto não sei se deu para entender assim mais ou menos o que se passou mas era só para dizer que tens razão.

:)